Dois dos tantos lados da mesma moeda .

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Antes da leitura: Eu queria, antes de mais nada, expor o texto e depois mostrar meu ponto de vista, mas assim o post ficaria muito grande, então adiei isso para outra situação. Preferi, por agora, transcrever a fonte. E quero mesmo saber quais as conclusões de cada um.


-










"[...]_ Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o Bem - na imagem de Jesus - e o Mal - na figura de Judas, amigo que resolve traí-lo durante o jantar. Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.
Passaram-se três anos. A Última Ceia estava quase pronta - mas da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas. O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo exigindo que terminasse logo o mural.
Depois de muitos dias procurando, o pintor encontrou um jovem prematuramente envelhecido, esfarrapado, bêbado atirado na sarjeta. Com dificuldade, pediu a seus assistentes que o levassem até a igreja, pois já não tinha mais tempo de fazer esboços.
O mendigo foi carregado até lá, sem entender direito o que estava acontecendo: os assistentes o mantinham de pé, enquanto Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas naquela face.
Quando terminou o mendigo - já um pouco refeito de sua bebedeira - abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
Eu já vi este quadro antes!
Quando? - perguntou um surpreso Da Vinci
Há três anos, antes de eu perder tudo que tinha. Numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos, e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus [...]"

-Trecho do livro, O Demônio e a srta. Prym - Paulo Coelho, 2000


Ou seja, o Bem e o Mal têm a mesma face; Tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.

" O homem precisa daquilo que em si há de pior,
para alcançar o que nele há de melhor."

18 comentários:

Anônimo disse...

CARACA!
Me identifiquei bastante com esse post. Sempre penso nisso, que o bem e o mal caminham juntos, de mãos dadas, e ninguém pode soltá-los - apesar de todo mundo querer distanciá-los. Eles continuam unidos e, mesmo com as contradições, com todas as "brigas", eles estão juntos.
Eles são a mesma coisa.

Relaciono isso com a Terra. O catolicismo diz que há um céu e um inferno, com o céu sendo o representante do "Bem" e o inferno como do "Mal". Mas quem sabe isso nem exista. Os dois não podem estar aqui, juntos, causando maudades e bondades pra todos?! Não tem como haver nada entre os dois. E os dois estão fundidos num só.

Bom demais o post! Adoreeei!

Anônimo disse...

ahm soh pq naum gosto de coisas no singular, voh posta um comentarioa tbm...

pronto agora saum dois, e fiko no plural!!! huahuahuahua


abraços

Mafê Probst disse...

Olha rapaz, bem interessante a tua idéia de primeiro postar um texto de não autoria tua para, depois, falar o que pensa a respeito.
Eu fiquei absmada com o final dele, confesso. E nunca tinha parado para pensar nessa coisa de "bem e mal". São dois lados de uma mesma moeda, não?

P.S.: tem um presente pra você no P.S. ;)

Báah disse...

Paulo, sério seu blogger é um dos que eu mais gosto de ler, é realista, autêntico e inteligente!
Eu já li esse livro do Paulo Coelho e na minha humilde opinião não curto muito o Paulo Coelho, porém ele sempre escreve alguma coisa em seus livros que é pra dar uma cutucada na gente!
Essa passagem do livro é muito boa, e eu concordo plenamente, e acho que todo ser vivo tem dentro de sim o bem e o mal, você só precisa saber manter o equilibrio entre os dois!
Parabéns, ótima questão para ser discutida.
Ah, e você perguntou no meu blogger qual era o tema da minha monografia!
Então eu faço faculdade de turismo né, e o meu tema é
A influencia do marketing na demanda turistica!
se quiser me ajuda eu agradeço!
hahá, bricadeira!

beijos Paulo!

Adriano DiCarvalho disse...

Ei Paulo, antes tarde do que nunca!rs
Te add lá no NOSSO LINK também, mas não só isso. Passei pra te conhecer um pouco e já me deparo com um texto forte assim. Nunca tinha parado pra pensar nisso.
Mas é como nossa querida Maria Fernanda disse, "os dois lados de uma mesma moeda". Isso mesmo. Só dois. Por isso tudo e pelo texto, você é o meu LINK DA VEZ lá no meu canto.

Abs. E voltarei mais vezes.

Anônimo disse...

hehee
eeu jaha li esse livro do paulo coelho auhaauh

http://imensidadx3.blogspot.com

e-Chaine disse...

Putz! Entre tanta diversidade até mesmo de religião, onde quer queira ou não, há conflitos, tudo é um elo à confusão. É por isso que digo que todo mundo é totalmente bom e totalmente ruim... Sem meias-palavras!

______
Abraço.

Anônimo disse...

Nossa.. Juro que meu coração palpita e estou muito surpreso com o final desse trecho..

Sou fanzão de Paulo Coelho e ele cada vez me surpreende mais, a cada vez que leio alguma coisa de sua autoria. E você? Pra colocar essas coisas a nossa disposição deve fazer muitas pesquisas né?

E eu concordo mesmo que o bem o o mal ocuapm o mesmo ser. POrém concordo também que em alguns seres humanos essa passagem não existe e eles permanecem em devaneio, em cima do muro. Como há também os que permanecem a vida inteira escondidos sobre uma face de frieza, se fazendo de maus, mas no fundo bons. E também os que sempre são maus, mas nunca os que sempre são bons.

abração, deixei mais um post lá no blog. E obrigado por ter voltado lá e comentado!!

Olirum disse...

Acho que tudo depende das circunstânceas na qual vivemos. Caramba que trecho lindo do livro. Parabéns pela escolha. Estou te linakando pq acho que esqueci da outra vez, rs.

Boa noite.

Beautiful Stranger disse...

diversidade inspiradora, 'post' muito inteligente...

:)
http://strangerbeautiful.blogspot.com

Camila disse...

PauloooOO
Tem selo para vc em meus Caminhos!
Tá sumido heim?!
Saudade
Beijo
=)

shelhass disse...

essa conclusão foi a melhor!!!

Não dá para avaliar nada pela estética (salva as devidas excessões).
As vezes o pior do homem é o que ele tem de melhor, ou o contrário. E só esperar e ver

*passei um pouquinho e gostei.

_Brito disse...

só quem mete a mão na merda sabe o que é realmente estar limpo.

xD

Anônimo disse...

Forte essa sua frase do fim do post!Porem muito bonita ...Concordo ctigo!Vc anda sumido.Aparece no meu blog depois...Bjinhos(**

Beautiful Stranger disse...

em comparação com os primeiros 'posts' vejo um amadurecimento no uso das palavras e dos temas escolhidos, estou gostando...

;)
http://strangerbeautiful.blogspot.com/
Novo MSN!!!
bs_live@live.com

:: Fatima :: disse...

Vc anda sumido meu caro amigo!
Seus posts sao bastantes interessantes,nao pode nos privar deles!Tenha uma otima semnaa...
Bjinhos(**

Beautiful Stranger disse...

vim aqui trazer um carinho, o prêmio Dardos; recebi da amiga querida 'Desnuda"; ficaria feliz se aceitasse; deixei no meu blog para que pegues; e quanto as regras de quem me deu e repassar, estou fazendo informalmente, e fica a seu critério...

:D

http://strangerbeautiful.blogspot.com/

mail-msn-orkut: bs_live@live.com

majv disse...

paulo coelho é foda. ganhei o dia lendo isso, juro.
abraço

Contando com vc, ainda tem ...

Visitas até hoje ...